Bob Marley - Jah Rastafari

Bob Marley, Jah Rastafari

Hey Banzer! Vamos falar um pouco da relação da música com a cannabis? Faremos uma série de posts abordando esse assunto e nada mais justo do que começar com o maior de todos!

Bob Marley (Robert Nesta Marley), nasceu em Nine Mile, Jamaica (06/02/1945) e faleceu em Miami, USA (11/05/1981). Compositor, cantor e guitarrista, já vendeu mais de 75 milhões de discos e ficou famoso por popularizar o reggae. Visto como uma das maiores vozes do povo pobre e oprimido, dedicou-se fortemente a protestar contra problemas sociais. Ele levou, através de sua música, o movimento rastafari e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e principalmente amor universal ao mundo.

Marley foi, inegavelmente, um grande defensor da cannabis, usada por ele no sentido espiritual, mencionando-a em muitas das suas músicas e capas dos seus discos, tanto que hoje ele é respeitado e idolatrado por grande parte dos usuários de maconha. A “erva sagrada” é totalmente associada à sua figura e ao movimento rastafari.

O fenômeno rasta

Quem nunca viu uma pessoa usando uma camiseta do Bob, escutando um reggae ou com dreadlocks na cabeça e pensou: esse aí certamente curte uma ganja! Pois é.

Em muitas letras de suas canções e discursos, ele usava a palavra Jah, que é de fato, uma abreviação de Javé ou Jeová. E significa Deus, na religião rastafari, um movimento religioso surgido inicialmente na Jamaica nos anos 20, entre os escravos e descendentes de negros. Esse termo aparece nas escrituras hebraicas, nas escrituras gregas e na Bíblia (com o nome de Jeová). Os rastafaris vêem o ex-Imperador da Etiópia, Haile Selassie I, como uma encarnação de Jah (Deus), sendo que muitos afirmam que o seu nascimento corresponde à segunda vinda de Jesus ao mundo. Os seus seguidores, assim como Bob Marley, pregam o uso da maconha como erva medicinal e espiritual.

I wanna love you and treat you right
I wanna love you every day and every night
We’ll be together with a roof right over our heads
We’ll share the shelter of my single bed
We’ll share the same room, yeah, but Jah, provides the bread.

(Is This Love? – Bob Marley & The Wailers, 1978)

Jah Rastafari !!!
Banzai!

stoned-ad

X
Add to cart