Paraíso na Fumaça

De Chris Simunek: Paraíso na Fumaça – Viagens de um jornalista da High Times

Primeiramente, precisamos dizer que Chris Simunek foi editor chefe da maior revista maconheira que temos conhecimento, famosa por seu engajamento na legalização da maconha. (aka High Times).

Em seu livro Paradise Burning: Adventures Of A High Times Journalist (no Brasil Paraíso na Fumaça: Viagens de um jornalista da High Times – ed. Conrad, 2002), ele fez um compilado das melhores histórias que aconteceram depois de tantos anos escrevendo matérias para a revista.

De fato, o texto de Simunek já foi classificado como jornalismo maconheiro. Uma mistura do novo jornalismo de Tom Wolfe com o jornalismo gonzo de Hunter Thompson. Isso por que em suas viagens, ele visitava as plantações (do livro: “Ao ver a plantação, senti o mesmo que deve ter sentido Benjamin Franklin quando um raio percorreu a linha de sua pipa e iluminou suas bolas como enfeites de natal”), experimentava os diversos strains que cruzavam seu caminho e ia descrevendo todas as sensações e presepadas que a vida chapada proporciona.

As experiências de Simunek

Inclusive no livro, ele cita viagens não só com maconha, mas com ácido, anfetaminas, cogumelos, ecstasy, etc… Simunek não esconde seus sentimentos em relação a todas as situações que passa e faz questão de compartilhar todas suas mais estranhas experiências pessoais.

Existem várias passagens dignas de nota como a visita à Jamaica para entrevistar a família do Bob Marley onde acaba fazendo vários roles com os rastafaris em Trench Town, o encontro com os motoqueiros amantes de Harley Davidson, as plantações espalhadas pelo interior dos EUA (quando ainda não era legalizado), um frustrado show de sexo ao vivo na Alemanha, uma desastrosa cobertura da turnê dos Sex Pistols, entre tantas outras.

O livro é certamente um achado sensacional. Os textos são curtos e consequentemente nos transportam para dentro da história. De maneira ácida e irônica, ele utiliza palavras rasgadas como se estivessem sendo faladas e não escritas. A impressão que temos é sua carreira foi muito mais divertida do que monótona.

Portanto, quando encontrar esse livro com um baseado na capa, não pense duas vezes.
Pode pegar por que certamente será satisfação garantida! Dica do Dr. Banz!

Banzai!

https://www.estantevirtual.com.br/livros/chris-simunek/paraiso-na-fumaca/1744627370

https://twitter.com/chrissimunek?lang=en

https://hightimes.com/

https://www.amazon.com/Paradise-Burning-Adventures-Times-Journalist/dp/031218753X

X
Add to cart