Salve galera! Tudo Banz?
Será que a cannabis melhora sua visão noturna?
Um estudo diz que sim !!!
Pois é, essa nós certamente nunca tínhamos ouvido falar.
Porque nessa passagem abençoada por Jah, já levamos tanto tombo no escuro, que dói de lembrar e cai até uma lágrima dos olhos vermelhos…kkk
O estudo sobre a visão noturna
Pesquisadores da McGill University, em Montreal no Canadá, demonstraram num estudo que cannabinóides de fato, podem aumentar a responsividade das células da retina à luz, fazendo a pessoa enxergar melhor em ambientes escuros. Essa pesquisa originou-se de um estudo feito há 25 anos atrás, conduzida pelo farmacologista Michael E. West, da universidade de West Indies, em Kingston, Jamaica, que notou que pescadores que davam um banza ou consumiam garrafas de rum com folhas e galhos de maconha infundidos, tinham uma visão noturna acima dos níveis normais e navegavam com segurança pelos corais à noite!
Relatou no estudo que após uma saída noturna com os pescadores: “Era impossível acreditar que qualquer pessoa, pudesse navegar sem bússola, sem luz numa paisagem tão perigosa”.
E em Marrocos…
Da mesma forma, em 2002, foi observado comportamento semelhante dos pastores de ovelhas, abençoados com o haxixe local, direto das montanhas Riff no Marrocos!
Enfim, os cannabinóides possuem capacidade de promover um efeito neuroprotetor nas células da retina e esse efeito pode significar novas descobertas no tratamento de doenças sérias e que podem cegar o paciente, como retinite pigmentosa e glaucoma. Obviamente necessitam-se mais estudos para que mais informações estejam disponíveis para que essas descobertas possam beneficiar milhões de pacientes!
Mas e você? Já passou por alguma situação que pode confirmar ou não se a experiência da galera bate com os estudos científicos?
Conte a sua brisa!
A melhor resposta vai ganhar um kit com os novos adesivos chavosos do Dr Banz!
Referências: Miraucourt, L. S., et al. (2016). Endocannabinoid signaling enhances visual responses through modulation of intracellular chloride levels in retinal ganglion cells. eLife, 5: e15932. DOI: 10.7554/eLife.15932
Russo, E. B., et al. (2004). Cannabis improves night vision: a case study of dark adaptometry and scotopic sensitivity in kif smokers of the Rif mountains of northern Morocco. J. Ethnopharmacol., 93: 99–104