Rodrigo Duterte Filipinas Guerra às Drogas

Presidente das Filipinas faz piada com maconha, mas sua guerra às drogas já matou mais de 12 mil pessoas

  • Rodrigo Duterte Filipinas Guerra às Drogas

Salve Banzers, assunto treta sobre a Filipinas no ar!

Estamos todos na expectativa de como serão os dias neste novo governo brasileiro. Com relação à questão das drogas, o presidente eleito já sinalizou que é contra a legalização de qualquer tipo de droga considerada ilícita. Assim como os movimentos que a apoiam. Como será nossa vida nesse novo momento da história? De fato, ninguém sabe. É muito complicado prever se o diálogo continuará existindo ou se… o caldo vai engrossar.

Enquanto isso, nas Filipinas….

Estamos preocupados com Jair Bolsonaro, mas você já ouviu falar de Rodrigo Duterte?

Ele é o presidente eleito das Filipinas, desde 2016. Prometeu aos filipinos acabar com as drogas custe o que custar. E votaram nele com entusiasmo. Durante seu governo, instituiu uma guerra ao comércio e consumo de drogas que já matou de fato, mais de 12.000 pessoas, por sua intolerância à substâncias ilícitas.

No início de seu mandato, incentivou a população carente de uma região com um discurso de terror: “Matem todos os viciados da cidade, livrem suas famílias desse fardo!

O foco de sua guerra era voltado principalmente ao consumo de shabu, a metanfetamina local, consumida nas ilhas do arquipélago filipino, mas a intolerância era total e absoluta. No ano passado houve uma redução nos assassinatos públicos de suspeitos de consumo ou tráfico de entorpecentes, devido à pressão internacional.

Durante um evento do Departamento de Relações Exteriores das Filipinas, Duterte teve a infeliz ideia de fazer uma piada. Quando questionado sobre como mantém uma rotina tão acelerada aos 73 anos: “É uma rotina realmente atribulada. Mas com minha idade já não me preocupo pois uso maconha para ficar acordado”.

Seguido de muitas risadas e aplausos, o presidente ironizou um assunto que custou a vida de milhares de pessoas. Um dos senadores filipinos, Gary Alejano expressou seu pensamento sobre a declaração: “Se você trata a guerra às drogas como piada, você mostra que também trata a vida humana como piada”.

Duterte recebeu muitas críticas. Mas também recebeu uma ligação do presidente norte americano: “Só queria parabenizá-lo porque me chegam notícias sobre seu incrível trabalho com o problema das drogas (…) É um problema que muitos países têm, nós temos esse problema”.

E no Brasil, como será nosso futuro?

Depois de ler essa história (que merecia ser de ficção), ficamos preocupados com algumas semelhanças nessa história macabra. Sentimos esse mesmo amargo na boca que você está sentindo agora. Esperamos realmente que tenhamos um país governado por pessoas racionais. Que prezam minimamente pela vida. E que todos possam carregar no coração, menos ódio das coisas que ainda não conhecem ou entendem. Banzai.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/03/eps/1499089617_332439.html

Shoulder Bag de Cânhamo do Dr. Banz

Add to cart