Dr Banz - Hipertensão x Maconha

Hipertensão x Maconha. O que um paciente cardíaco deveria saber antes de fumar

Salve banzers do meu coração!

Hoje o papo é justamente sobre a saúde do coração. Com os hábitos que adotamos nos tempos modernos, é cada vez mais comum encontrar alguém que tenha hipertensão, a famosa pressão alta.

Mas e o hipertenso que fuma maconha?

Pois é, esse é um assunto que muita gente se interessa. E como sempre, vamos multiplicar o conteúdo mais relevante que encontramos sobre esse tema. O fato é, ainda não há nenhuma relação entre a hipertensão e o consumo de maconha, mas é importante que as pessoas saibam dos riscos.

Hipertensão x Maconha

Um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, reúne materiais já publicados sobre a maconha e função cardíaca, porém há limitações nas análises devido as restrições sobre os estudos que envolvam maconha. Apesar dessa restrição, os médicos já observam algumas maneiras de como a maconha pode impactar a vida do paciente cardíaco. Alguns exemplos:

  • As estatinas (medicações para controle e redução de colesterol), podem ter sua potência aumentada pela maconha o que eventualmente pode levar a queda de pressão arterial;
  • O anti agregante plaquetário (usado para deixar o sangue menos denso, ficando “mais fino”, para facilitar a circulação), Varfarina, podendo ocasionar sangramento excessivo;
  • Agora o curioso, observaram que estatinas + anti agregantes usados em associação com maconha, podem ter sua potência reduzida.

Se tomadas separadas têm a potência aumentada, se tomadas juntas têm sua potência reduzida….e é justamente por essas observações confusas que mais pesquisas sobre o tema precisam ser conduzidas e com os resultados oferecer mais informação e segurança aos pacientes.

A única analogia feita pelos cientistas comparando usuários de tabaco e de maconha foi que ambas as substâncias quando em combustão, produzem elementos químicos cardio tóxicos semelhantes.

Infelizmente, outros métodos de consumo de maconha como vaporização, comestíveis, óleos e tinturas, nunca foram analisados ou estudados.

Observou-se que os consumidores de maconha nesse estudo, seguram a fumaça por mais tempo que os consumidores de tabaco e isso eventualmente pode gerar maior absorção de química nociva ao organismo.

O que de fato pode-se concluir é que ainda não há correlação entre o consumo de maconha e doenças cardíacas.

Em 2017, The National Academy of Sciences, Engineering and Medicine (Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina), publicou um estudo que investigou essa relação. O resultado? Inconclusivo.

Até que se saiba mais sobre o assunto, existe a recomendação que VOCÊ FALE COM SEU MÉDICO sempre que possível, para que dessa forma você possa receber uma recomendação de alguém que conheça sua real condição de saúde!

Agora que já sabe um pouco mais sobre hipertensão x maconha, perguntamos:
Legalizou com o seu médico?

BANZai!

Fontes: 01 e 02 e 03 e 04

stoned-ad
stoned-ad
X
Add to cart