Salve Banzers interessados em um futuro sustentável!
Num mundo que passa por tantas transformações e com o “respiro” que demos ao meio ambiente com a pandemia, certamente é importantíssimo pensar em alternativas sustentáveis, como conhecer características e benefícios que o cânhamo pode proporcionar em substituição ao elemento mais consumido pelo mundo moderno: petróleo.
O cânhamo e a maconha (derivam da mesma planta Cannabis) se diferem pois o cânhamo possui índices baixos de THC (portanto sem “brisa”) e foi uma das primeiras plantas a ser cultivada para ser utilizada como fibra. Cordas, sapatos, tecidos e sabão são apenas alguns dos muitos produtos fabricados com cânhamo e classificados mundialmente como eco friendly. Essas fibras são candidatas a substituir duas coisas: fibras derivadas do petróleo (nylon, poliéster, acílico) e algodão!
Mas para o cultivo do algodão são necessários uso de agrotóxicos e consumo de grandes volumes de água para a irrigação trazendo um impacto ambiental considerável.
Agora que tal conhecer algumas das principais vantagens do cânhamo?
- Muito resistente a doenças e insetos
- Não requer pesticidas
- Recupera o solo
- Processado mecanicamente
- Biodegradável
Essa também é de fato, uma das importantes pautas envolvidas na legalização da Cannabis no Brasil. A indústria do cânhamo está se movimentando em direção a um futuro sustentável, mas estamos mais uma vez ficando para trás. Países com França, China e EUA ultrapassaram a cegueira da ignorância e do preconceito, enxergaram uma oportunidade da renovação da economia e estão produzindo! Gerando empregos, criando um segmento, capacitando e profissionalizando em diversas frentes de trabalho e oferecendo concorrência a produtos conhecidamente agressivos à natureza.
Não é possível que nem para ganhar dinheiro e movimentar a economia, nosso governo vai ser incompetente o suficiente para não enxergar uma oportunidade no cultivo do cânhamo para fins industriais. Ou é?
