Kiwi Banzers !!!
Chamando o próximo país na fila da legalização… por favor, vem NOVA ZELÂNDIA !!!
A população neo zelandesa, carinhosamente conhecidos como kiwis, está prestes a dar um importante passo em prol do respeito e cuidado com seus cidadãos. No próximo dia 19 de setembro, haverá um referendo onde a população do país votará a favor ou contra a legalização da maconha.
Numa pesquisa recente, revelou-se que 48% da população é a favor e 43% contra o uso social (recreativo) da maconha, já que o uso medicinal já é legalizado no país.
Para muitos analistas políticos locais, de fato não é uma questão de SE a maconha será legalizada e sim de QUANDO isso vai acontecer. O governo neo zelandês já vem trabalhando em algumas medidas para que tudo funcione de maneira controlada.
Vamos conhecer algumas dessas normativas:
- Permite que a pessoa elegível a comprar cannabis possa portar até 14 gramas de cannabis (já curada) por dia;
- Permite o cultivo de até 2 plantas por pessoa para uso pessoal em sua própria residência, com o limite máximo de 4 plantas por residência;
- Proibição de propaganda e marketing de produtos cannábicos;
- Exigência de inclusão de informações sobre redução de danos em produtos cannábicos;
- O uso é permitido somente na residência do indivíduo ou em locais autorizados e de acordo com a lei de ambientes sem fumaça;
- Limite de venda de cannabis para uso social/ recreativo em lojas físicas (não haverá venda online);
- Além disso, o governo exige a criação de um órgão regulatório para emitir licenças e autorizações.
E para coroar esse show de conscientização e exemplo moral, disse a ex primeira ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, que é uma forte ativista pró legalização: “Vamos cair na real e parar de desperdiçar recursos da polícia! É a droga recreativa mais usada em nosso país e é menos prejudicial à saúde do indivíduo que álcool e tabaco! Chega de desperdiçar o dinheiro público!”
Além da demonstração exemplar de controle do COVID-19 (um dos primeiros e poucos países a dominar o vírus) ainda conseguem pensar adiante e levantar essa importante pauta à população.

A onda da legalização da maconha não tem mais freio, aos poucos vai ganhando mais espaço para o debate, onde as pessoas estão dispostas a ter um discurso aberto e realista, despido de preconceitos e argumentos ultrapassados.
Por aqui seguiremos lutando, difundindo e multiplicando conhecimento para que nosso discurso e conscientização nos permitam celebrar “nossa vitória que não virá por acidente”!
