Dr Banz - FDA aprova nova indicação para o Epidiolex

FDA aprova nova indicação para o Epidiolex

Salve Banzers!

Boas notícias para todos que necessitam e apoiam o uso medicinal da cannabis!

Uma nova indicação aprovada pelo FDA (Food & Drugs Administration, o poderoso órgão federal americano que dita as regras sobre quais medicamentos e alimentos receberão (ou não) autorização para comercialização) é sinal de que certamente se trata de um medicamento com embasamento clínico para ser prescrito com maior segurança.

Em 2018, o medicamento Epidiolex se tornou o primeiro medicamento derivado de cannabis aprovado pelo FDA para o tratamento de duas formas muito raras e severas de epilepsia, síndromes de Lennox-Gastaut e Dravet, para pacientes a partir dos 2 anos de idade.

Confira nosso post “Epidiolex, primeiro medicamento derivado de cannabis aprovado pelo FDA” clicando aqui

 

Mas em agosto de 2020, a agência expandiu a aprovação concedendo mais uma indicação ao medicamento, para o tratamento do Complexo de Esclerose Tuberosa (TSC), em crianças a partir de 1 ano de idade. A TSC é uma condição genética também rara, mas que causa tumores em órgão vitais e em alguns casos podem incluir convulsões em seus sintomas.

“Aproximadamente 2/3 dos pacientes com TSC desenvolvem algum tipo de resistência às medicações para o controle das convulsões, a necessidade urgente de uma nova opção de tratamento tornam o Epidiolex uma importante nova caixa de ferramentas para os médicos”, disse a Dra. Elizabeth Thiele, Diretora do Herscot Center para Complexo de Esclerose Tuberosa (TSC) do Hospital Geral de Massachussets.

Atualmente no Brasil há um medicamento derivado de cannabis aprovado de fato pela ANVISA (agência reguladora brasileira). Do laboratório Pratti Donaduzzi, custa R$2.500 o mês de tratamento (!!!).

A documentação científica vai crescendo e certamente comprovando a eficácia de medicamentos derivados de cannabis em múltiplas indicações e ampliando o conhecimento de médicos, pacientes, pais de pacientes, ONGs, associações de pacientes, mídia, empresas, empreendedores…..menos do governo.

Acorda Brasil. BANZai!!

 

Fontes:
0102 e 03 e 04

Good VIbes Collection
Good VIbes Collection
X
Add to cart