Salve Fashion Banzers!
O cânhamo deixou de ser um item da moda hippie. Muito pelo contrário, está cada vez mais presente no hype da moda onde grandes marcas como Levi’s e Nike começam a se curvar e lançar produtos do antes marginalizado HEMP!
Ao longo da história foi documentado que o cultivo do cânhamo tinha múltiplos fins, desde a produção de papel e velas de navios até alimento e armas, mas o principal uso da fibra do cânhamo era destinado para produção de tecidos.
Atualmente, 63% das fibras têxteis são derivados do petróleo e exigem quantidades absurdas de água para seu cultivo (algodão por exemplo). Além das altíssimas taxas de emissão de carbono.
Comparativamente, o cânhamo exige muito menos água e pesticidas e se desenvolve na metade do tempo que o algodão. Além disso, é muito mais durável e o cânhamo é 100% biodegradável.
Vamos conhecer as novidades das grandes marcas no mercado da moda?
Hemp Fashion
LEVI’S COTTONISED HEMP
A Levi’s recentemente admitiu que seus produtos não são os mais eco amigáveis, já que para a produção de um único par de jeans e uma camiseta são consumidos quase 20.000 litros de água ao longo de toda a cadeia de produção.
Para isso estão investindo num tecido especialmente desenvolvido para a marca e trata-se de um fio de cânhamo macio como o algodão e facilmente convertidos em estilo jeans, “para que você tenha uma peça com look Levi´s com menor impacto no meio ambiente”, segundo press release da marca.
NIKE + SIZE?
A Nike fez uma parceria com a empresa britânica Size X para uma colab que se inspirou em duas metrópoles do mundo: Londres e Tokyo.
O Nike Air Zoom Type HEMP combina o minimalismo japonês com cores fortes. O novo modelo segue o popular modelo ZOOM, com um solado em camadas brancas, bem robusto, com amortecedores vermelhos. A parte superior do tênis conta com um visual minimalista da trama do tecido do cânhamo e costuras azuis e vermelhas para maior destaque.
Interessante ver como a cultura cannábica gradativamente vai conquistando seu espaço, antes marginalizado e estigmatizado pela proibição da maconha, hoje vemos marcas gigantes dobrando os joelhos e procurando investir e entender melhor os benefícios dessa “nova/velha” e abençoada matéria prima.
